sexta-feira, maio 10

IMBECILIDADES

""Montesquieu. "Há imbecilidades de tal quilate, que seria preferível uma imbecilidade ainda maior."" (Albert Camus, "Cadernos" - Caderno nº 4 - Janeiro 1942/Setembro 1945 - Livros do Brasil)

quinta-feira, maio 9

ANIVERSÁRIO

Hoje é o dia de aniversário da Guida que muito merece desfrutá-lo com ânimo e alegria. Parabéns!

terça-feira, maio 7

BLOCO CENTRAL

Um simples exercício de bom senso explica a razão de não ser favorável à democracia o chamado bloco central. O atual contexto da relação de forças a nível nacional, europeu e mundial mostra a ascensão - ou manutenção - dos populismos radicais. No caso português se o PS e o PSD, partidos do centro esquerda e centro direita, estabelecessem coligação, ou acordo politico com incidência parlamentar, tendo em vista a viabilização de governos minoritários, deixariam livre o espaço da oposição para os partidos populistas radicais. Os governos poderiam, a curto prazo, aparentar fortaleza mas o inevitável descontentamento popular tornaria a direita populista e radical mais forte a médio e longo prazo.

domingo, maio 5

PALESTINA

Crise no Médio Oriente. Em curso deste o final da 2ª Guerra Mundial. Compreendo a indignação face à violência de ambos os lados. O atual governo de Israel, sequestrrado pela extrema direita, adota a violência de Estado concitando a repulsa geral. Só mudam os protagonistas por efeitos da passagem do tempo. O cerne da questão política, que urge resolver, persiste. A existência e coexistência pacífica de dois estados, independentes e viáveis: Israel e Palestina.

sábado, maio 4

O Censor

O Expresso publica a segunda parte de um trabalho acerca de um censor ao serviço da ditadura, que o PCP apadrinhou e a democracia condecorou. É uma pérola que abrilhanta a desmemória coletiva, elevando ao pedestal o perdão sem vergonha. (Fotografia do Campo de Concentração do Tarrafal aquando de uma visita minha).

quinta-feira, maio 2

TARRAFAL

Extraordinário e comovente o livro do João Pina. (Junto fotografia de uma visita minha).

quarta-feira, maio 1

1º DE MAIO

Como sempre, pelo dia do trabalhador, publico as fotografias do 1º de maio de 1974 nas quais se vislumbram o pano que identifica o MES (em organização) e alguns dos seus criadores. Pela minha parte não participei no desfile, ainda retido no quartel, do que hoje me arrependo. Passaram precisamente 50 anos.

segunda-feira, abril 29

MARCELO - PRESIDENTE

Passei em revista o que já escrevi acerca de Marcelo - Presidente - nestas páginas que levam mais de 20 anos no ativo. Hoje, aqui e agora, apetece-me deixar uma mensagem breve a propósito das criticas e ataques de que tem sido alvo: mais vale defender um politico afirmativo das suas convições do que manter o silêncio cúmplice com os inimigos da liberdade. Assim venho defender Marcelo - Presidente - apesar das suas imperfeições.